Dúvidas sobre o preventivo feminino? Saiba agora a importância de realizar esse exame.

23 mar 2016

BLOG PREVENTIVO

Sabemos que a vida anda bem corrida, que você anda sem tempo até para dá uma olhadinha no que está rolando nos grupos do whatsapp, mas sabemos mais ainda que às vezes você NECESSITA SIM dar um “time” para se cuidar.

Agendar aquela consulta com um ginecologista uma vez ao ano a partir da primeira menstruação e no início da vida sexual é fundamental, até porque, em cada fase da vida da mulher torna-se importante a realização de determinados exames.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o preventivo feminino, ou esfregaço cervicovaginal ou simplesmente teste de Papanicolau. Trata-se de um exame ginecológico de citologia cervical, realizado como prevenção ao câncer do colo do útero (principalmente causado pelo papilomavírus humano, ou HPV).

No exame o médico introduz na vagina um instrumento chamado espéculo (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato) onde provoca uma pequena descamação da superfície externa e interna do colo do útero, com uma espátula de madeira e uma escovinha, respectivamente. As células colhidas nesse procedimento são encaminhadas para análise em laboratório.

Para garantir que o resultado seja o mais correto possível, a mulher deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame: abster-se de ter relações sexuais (mesmo com camisinha); evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais e não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve.

É importante também ressaltar que a mulher que irá se submeter ao exame não esteja menstruada, pois o resultado pode ser alterado se houver presença de sangue. Mulheres que estejam grávidas também podem se submeter ao exame, sem riscos de saúde para ela ou para o bebê.​

De acordo como ficou estabelecido em 2009 pelo Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia, o primeiro exame deve ser realizado aos 21 anos, isso se a mulher já tiver iniciado a vida sexual; Uma vez a cada dois anos, a partir de então, até os 29 anos. A partir dos 30 anos, se você tiver três exames consecutivos normais (negativo), pode ser realizado a cada três anos.

Essas indicações não precisam ser seguidas à risca e cabe ao seu médico ginecologista alterá-las se considerar necessário, caso a caso.

Todas as mulheres devem ter por hábito realizar exames femininos que podem salvar vidas, pois apesar de todo esse avanço, ainda sim a melhor forma de manter a saúde em dia é prevenindo-se.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal fazer uma visitinha ao seu/sua ginecologista? E lembre-se: Para realizar seus exames é de fundamental importância que você escolha um laboratório de confiança. Em Castanhal, estamos a sua inteira disposição com equipe especializada, rapidez nos resultados e diagnóstico seguro. Agende já o seu exame preventivo por apenas R$35,00 nesse mês da mulher!

ou fale com a gente através de nossos perfis nas redes sociais.